Dada a sua associação a doenças crónicas e potencialmente fatais, como o Cancro do Pulmão e a Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica (DPOC), fumar representa um grave problema de saúde pública, com elevados custos e repercussões sociais. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS, 2009) o número de mortes no mundo associadas ao consumo de tabaco deverá passar dos 5,4 milhões registados em 2005 para 6,4 milhões em 2015, e estimando-se atingir os 8,3 milhões em 2030.
Em Portugal estima-se que quase 1 português em cada 4 fuma, representando em rigor 23% da população. O “vício” do tabaco para além das implicações diretas na saúde, tem também impactos diretos no orçamento familiar, o que, e dado o enquadramento económico atual, atribui um peso nefasto ainda maior ao seu consumo.
A acupuntura é uma das mais antigas e mais conhecidas técnicas da Medicina Tradicional Chinesa. A sua eficácia tem sido amplamente reconhecida pela comunidade científica como técnica para deixar de fumar, contribuindo decisivamente no processo de cessação tabágica. A estimulação dos pontos de acupuntura é uma terapia não farmacológica, sem efeitos adversos, que permite, de uma forma segura e económica, deixar de fumar. Esta técnica envolve a estimulação do sistema nervoso através da acupuntura tradicional, electro-acupuntura, acupuntura laser e/ou auriculoterapia. A escolha do protocolo é efectuada no momento da consulta, após avaliação dos hábitos tabágicos do paciente.
A aplicação da acupuntura regula os níveis de determinados neurotransmissores (endorfinas, encefalinas, serotonina e dopamina) no sistema nervoso central (SNC), sendo este o seu maior contributo no processo de deixar de fumar. Por outro, os efeitos adversos de algumas técnicas utilizadas para deixar de fumar, tais como palpitações, dores no peito, insónias e náuseas, não ocorrem quando se recorre à acupuntura.
Uma das maiores preocupações associadas ao processo de deixar de fumar, prende-se com o aumento de peso. Em todos os nossos pacientes incluímos um ponto auricular, conhecido como Ponto Auricular da Fome, o qual controla os fenómenos de polifagia (excesso de fome) de modo a que o apetite permaneça controlado, evitando uma procura compensatória nos alimentos. Deixar de fumar não tem necessariamente que significar ganhar peso.
Os estudos demonstram que as diferentes técnicas de Acupuntura têm repercussão no núcleo de accumbens (estrutura do SNC com papel importante na sensação de prazer), inibindo o aumento da dopamina associado a sintomas de abstinência. A estimulação dos pontos de acupuntura aumenta os níveis de endorfinas e regula o sistema nervoso simpático permitindo controlar a ansiedade associada à dependência da nicotina e reduzir o desejo de fumar. Um dos efeitos mais relatados pelos nossos pacientes prende-se com a alteração no sabor do tabaco (maioria refere sabor a terra ou metal) o que facilita a cessação tabágica.