De que modo é que a acupunctura pode ajudar os desportistas?
Um dos maiores desafios impostos ao mundo desportivo é encontrar métodos naturais que permitam ganhar vantagem competitiva e, no caso dos atletas de elite, conquistar títulos. Todo o desportista, amador ou profissional, tem como objectivo a melhoria do seu desempenho, sendo para tal fundamental desenvolver métodos efetivos que ajudem na recuperação da fadiga muscular (resultante de treinos ou competições intensas), no tratamento e prevenção de lesões e na conquista de uma condição psicológica forte.
De momento, no nosso país, a Acupuntura é sobretudo procurada pelos atletas quando estão lesionados, sendo pouco conhecida a sua capacidade de potenciar o desempenho atlético (ao contrário do que acontece no desempenho académico, onde a Acupuntura é muito procurada para melhorar os resultados dos nossos estudantes). Utilizada de forma regular, ao longo da época desportiva (e de acordo com o planeamento da mesma), a Acupuntura pode ter um contributo decisivo para a concretização dos objectivos individuais de cada atleta.
A realidade portuguesa é reflexo dos bons resultados obtidos no tratamento da lesão desportiva e que confirmam os diversos estudos e ensaios clínicos que suportam a eficácia e eficiência da Acupuntura no tratamento de uma variedade de lesões musculo-esqueléticas normalmente associadas à prática de uma actividade física intensa: tendinite, bursite, epicondilite, síndrome cervical, lombalgia, mialgias, artralgias, nevralgias. Tratadas apenas com Acupuntura ou em parceria com a Medicina Desportiva, essas lesões são frequentes na nossa prática diária, com uma boa resposta clínica.
Para além do tratamento da lesão desportiva, a Acupuntura é utilizada no desporto de alto rendimento para melhorar diversos elementos preponderantes para uma boa capacidade física: força e resistência muscular, velocidade, função cardio-respiratória, flexibilidade, equilíbrio, coordenação, concentração e controlo emocional.
A fadiga muscular pode ser definida como a perda da capacidade de produzir força muscular, sendo consequência da prática de qualquer atividade física e envolvendo processos em todos os níveis da via motora. A Acupuntura, associada à massagem de recuperação desportiva, permite reduzir o tempo de recuperação da fadiga muscular, melhorando o restabelecimento da força muscular após atividade intensa e reduzindo o surgimento da dor muscular tardia. Como? A Acupuntura melhora o metabolismo láctico, aumentando a taxa de remoção de ácido láctico dos músculos (acumulado durante o exercício físico), promovendo a diminuição da mialgia pós-exercício.
A função cárdio-respiratória é um elemento fulcral de qualquer desporto, assumindo especial preponderância nos treinos de alto rendimento. Estudos demonstraram que os indicadores da função aeróbia (Volume de Oxigénio Máximo e Volume Expiratório) são melhores em atletas sujeitos a Acupuntura do que no grupo de controlo, permitindo um melhor desempenho. Nestes casos a Acupuntura é combinada com a Moxibustão numa técnica descrita há milhares de anos, nos clássicos da Medicina Chinesa, como “Mobilização do Fogo Imperial”. Esta técnica consiste na estimulação de pontos localizados na região dorsal e que têm repercussão na função respiratória e cardíaca.
Assim sendo, a Acupuntura permite uma recuperação mais rápida da fadiga muscular, um aumento da resistência cardio-respiratória e é muito eficaz no tratamento da lesão desportiva, bem como na prevenção da sua recidiva. No entanto, para a Medicina Chinesa a chave para um bom desempenho (seja ele desportivo, profissional, académico ou pessoal) é ter um bom comportamento mental. Independentemente do seu nível (profissional ou amador), independentemente do objectivo (medalha olímpica ou recorde pessoal), o que define um atleta é a capacidade de manter níveis elevados de motivação ao longo de longos períodos de treino e a capacidade de foco no momento de competição. O ponto Shen Men, localizado no pavilhão auricular e conhecido como ponto da Energia Mental, é sistematicamente utilizado nos atletas precisamente com esses objectivos: motivação elevada ao longo da época desportiva (sobretudo naqueles momentos de planalto em que parece que nunca mais se dá o salto) e foco no momento da competição, evitando aquelas situações em que a ansiedade, associada à pressão do resultado, inibe o desempenho ao ponto de termos um resultado inferior ao conseguido nos treinos.
O conceito holístico da Medicina Chinesa não separa físico do mental, sendo perfeitamente claro que, tal como Yin e Yang, são 2 opostos que se complementam: um bom desempenho físico é o melhor tónico para a nossa motivação, a qual, por sua vez, é fundamental para vencer os momentos difíceis em que parece que o corpo não responde.
Este conceito não exclusivo da Medicina Chinesa pois nossos antepassados já diziam: “Mente sã em corpo são e corpo são em mente sã.”
A acupunctura pode utilizar-se na cura ou na prevenção de lesões desportivas?
Sim, em casos de lesão os nossos tratamentos visam acelerar o processo de recuperação da lesão desportiva, reduzindo o tempo de paragem e prevenir a sua recidiva. Respondido mais pormenorizadamente no ponto acima.
Quantos tratamentos são normalmente necessários?
O número e frequência dos tratamentos varia de acordo com o tipo de lesão mas, regra geral, efectuamos ciclos que poderão variar entre 4 a 12 semanas, efectuando tratamentos 1 a 2x/semana. Em caso de lesão aguda, os tratamentos são mais concentrados no tempo de modo a reduzir o tempo de paragem.
Em termos práticos o que pode esperar um paciente de acupunctura?
Não apenas o alívio sintomático do seu motivo de consulta mas, sempre que possível, a resolução completa do mesmo. O nosso objectivo é permitir que o paciente regresse à sua actividade (diária ou desportiva) sem qualquer limitação, o que em termos práticos, significa reiniciar o treino sem limitações, o mais cedo possível. Temos um conceito holístico de Saúde pelo que o nosso tratamento não se limita à resolução da lesão física per si mas inclui todo o acompanhamento necessário até ao reinício da actividade desportiva normal. Certas lesões, pela sua intensidade ou pela sua duração, deixam sequelas, fazendo com que o atleta possa não recuperar totalmente da lesão inicial, limitando o seu desempenho não porque sente dor mas por receio de que a dor regresse. Os nossos pacientes podem esperar a resolução completa deste tipo de situações.
Todos os atletas devem fazer acupunctura?
A Acupuntura pode ser aplicada a todo o tipo de atletas, tanto profissionais como amadores, independentemente do desporto que pratica, não se limitando à fase aguda de uma lesão mas podendo ser aplicada ao longo de toda a época desportiva, acelerando os tempos de recuperação, prevenindo o overtraining e mantendo níveis elevados de motivação, tanto em treino como prevenindo “bloqueios” no dia da competição.